quinta-feira, 29 de setembro de 2011

POEMAÇÃO VINTE DOIS


 POEMAÇÃO VINTE DOIS
Homenagem ao Poeta Climério Ferreira
 Um Sarau Videoliteromusical

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola abre suas portas para o Vigésimo Segundo POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense.
O Poemação 22 faz uma homenagem ao poeta
Climério Ferreira, piauiense de Angical, em Brasília desde 1962. Climério é cantor, compositor, professor, letrista, faz parte do cenário cultural da cidade nos cantos da poesia desde a década de 1960. Publicou dez livros de poesia dentre eles: Memórias do Bar do Pedro & Outras Canções, Canto do Retiro, A Gente e a Pantasma da Gente, Artesanato Existencial, Pretéritas Canções, Memorial de Mim e Poesia Mínima & Frases Amenas o décimo livro do poeta lançado em agosto de 2011. Com Clodo e Clésio, gravou seis LPs. É parceiro de Clodo, Clésio, Ednardo, Dominguinhos, Antonio Adolfo, Aloísio Brandão, Petrúcio Maia, e outros. Tem músicas gravadas por Nara Leão, Fagner, Tim Maia, Elba Ramalho, Amelinha e outros.

Basilina Pereira: Nasceu em Ituiutaba - MG reside em Brasília desde 1983. É romancista, poeta, professora aposentada, advogada, com especialização em Direito Processual Civil. Em sua recente jornada literária escreveu Quase Poesia, cuja primeira edição esgotou em três meses, e acaba de ser publicada a 2ª e o recém lançado Janelas pela editora Verbis; Arabescos; Flor Acesa; Verso Rasgado, Antes do Sol e Tempo Contrário está pronto para serem lançados, concluiu em abril 2010 Sonhos Antigos, romance inédito.

Rego Junior: Natural do Maranhão, morador de Brasília desde 1997 e um dos fundadores do grupo Poeme-se, Rego Junior divulga sua produção poética em eventos culturais como o recital Francisco Morojó e o Sarau Psicodélico. Junior funcionário público por subsistência, poeta por amor e vocação apresenta seus recitais, de forma performática em bares, espaços culturais e eventos artísticos e populares. Rêgo nos apresenta o seu mais recente trabalho sobre a vida e obra do poeta Paulo Leminski.

João Ferreira
Nascido em Brasília em 1981, sempre viveu dentro de uma forte atmosfera musical. Membro de uma família de compositores da música popular brasileira conviveu desde criança com diversos instrumentos musicais e as obras dos notáveis da MPB. João Ferreira é arranjador e violonista atuante no cenário musical brasiliense, já tendo participado de shows e eventos ligados à música e à educação musical nos principais espaços culturais de Brasília. Realiza seu trabalho de professor de música na Escola de Música de Brasília desde 2008 e coordenador do núcleo de violão no projeto Música para Crianças, da Escola de Extensão da UnB.

A Academia de Letras do Brasil, seccional Brasília foi criada no dia 23 de agosto de 2010 e pretende trabalhar em prol de uma humanidade mais feliz usando seu grande estandarte: A literatura. A Academia lançou a edição comemorativa do primeiro aniversário de fundação da ALB/DF com textos de 23 Acadêmicos Imortais. A presidente Vânia Diniz juntamente com os poetas: Cristina Bastos, Gustavo Dourado, Jorge Amancio, José Carlos Brito, Marcos Freitas, Maria Félix, Meireluce Fernandes, Nestor Kirjner apresentam um recital poético musical com poemas da Antologia da ALB/DF Ao final a plateia mostra o talento em Poesia na Plateia. Sorteio de livros para a plateia. O Poemação é realizado todas as primeiras terças do mês no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília, sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

POEMAÇÃO 22 Homenagem ao Poeta Climério Ferreira
participantes
Climério Ferreira - Rêgo Junior - Basilina Pereira - João Ferreira
Academia de Letras do Brasil secção DF
(Cristina Bastos - Gustavo Dourado – Jorge Amancio - José Carlos Brito Marcos Freitas– Maria Felix - Meireluce Fernandes - Nestor Kirjner Vânia Diniz)
LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional
(2º Andar)
Data: 04 de outubro de 2011
Horário: das 19h00min ás 21h00min
Entrada Franca
ESTACIONAMENTO FÁCIL ATRAS DA BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA
(entre a biblioteca e o antigo Touring

terça-feira, 20 de setembro de 2011

AÇÕES AFIRMATIVAS


LIVRO "AÇÕES AFIRMATIVAS: A QUESTÃO DAS COTAS ANÁLISES JURÍDICAS DE UM DOS ASSUTOS MAIS CONTROVERTIDOS DA ATUALIDADE" TRATA-SE DE UM TRABALHO COORDENADO PELO ADVOGADO E PESQUISADOR RENATO FERREIRA QUE TEM COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO À CONSTITUCIONALIDADE DAS POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS.
O LIVRO CONTA COM ARTIGOS E ENTREVISTAS DE INTELECTUAIS IMPORTANTES COMO BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS, CARLOS ROBERTO SIQUEIRA CASTRO, FABIO KONDER COMPARATO, DALMO DE ABREU DALLARI, FLÁVIAPIOVESAN, LUÍS ROBERTO BARROSO, DENTRE OUTROS. 


O LANÇAMENTO SERÁ NO ESPAÇO CULTURAL DO STJ NO DIA 21 QUARTA FEIRA ÀS 18:30.

Circula Cultura – Circuito Cultural das Quebradas


Com a concentração das atividades culturais no centro do Plano Piloto, cresce, a cada dia, a necessidade das cidades satélites e periferias do Distrito Federal de se apropriarem dos meios de produção culturais, criando formas alternativas para obter acesso aos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais.

Assim nasce o Circula Cultura – Circuito Cultural das Quebradas, legítimo filho das periferias, um projeto das quebradas para as quebradas. O evento de abertura aconteceu no Espaço Cultural Renato Russo e mostrou que a periferia pode sim ocupar espaços no centro e que, apesar das dificuldades de acesso, a fome de arte e cultura de qualidade quebra as mais diversas barreiras.

Agora é a vez de Samambaia, no dia 24 de Setembro, na Praça da 406, a partir das 17 horas shows com: Aborígine, Arsenal do Gueto, Ataque Beliz, Caco de Cuia, Diga How, Máximo Mansur, RAPadura e Unidade Racial, além da apresentação das meninas do BOTS Crew.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Do livro Inquietudes de Horas e Flores

PEDRA DO SAL

as jangadas partem cedinho
e somem no imenso azul distante
balançam, balançam e balançam no mar
retornam à tardinha
no cesto, três ou quatro peixes
vendidos a quatro ou cinco reais


PIEDRA DE LA SAL

las barcas parten temprano
y se disipan en el inmenso azul distante
se balancean, balancean y balancean en el mar
retornan a la tarde
en el cesto, tres o cuatro peces
vendidos a cuatro o cinco reales

Marcos Freitas.
Livro “Inquietudes de Horas e Flores” (edição bilíngue; Rio de Janeiro, 2011). Tradução de Carlos Saiz.

Lançamento do livro Poesia? e outras perguntas, de Francisco K


POESIA? E OUTRAS PERGUNTAS – Textos Críticos
de Francisco K (7 Letras, 2011)

Lançamento:
Data: 21/setembro/2011 (quarta)
Horário: a partir das 19 hs.
Local: no Café Corbucci - CLN 203, Bl. D (esquina de fundos)

Milton Nascimento e Banda na 30ª Noite Cultural T-Bone


Milton Nascimento e Banda na 30ª Noite Cultural T-Bone
Notícias - Notícias da ONG
Escrito por Ascom T-Bone

Com o patrocínio da PETROBRAS e da ELETRONORTE, o Açougue Cultural T-Bone supera todas as expectativas e traz a Brasília no dia 15 de setembro o grande cantor e compositor mineiro MILTON NASCIMENTO acompanhado da sua banda para a realização da 30ª edição da Noite Cultura,l em show gratuito na Comercial da 312 Norte.

Milton Nascimento apresentará grandes sucessos da carreira, tais como Bailes da Vida, Canção da América, Coração de Estudante etc. O novo álbum "E a Gente Sonhando", também estará presente com sua interpretação para a faixa título, composta no início da sua carreira, mas só agora gravada, e a regravação de "O Sol" conhecida do grande público com o Jota Quest. Por sinal, "E a Gente Sonhando" foi gravado com jovens músicos da sua terra natal, Três Pontas, no sul de Minas Gerais.

O show foi apresentado recentemente pelo Brasil e Estados Unidos com excelente resposta da plateia composta pelas diversas gerações que fazem dos shows de Milton Nascimento uma celebração, uma garantia de espetáculo de uma das maiores estrelas da MPB.

A banda que acompanha o cantor é composta por Lincoln Cheib (bateria), Wilson Lopes (guitarra), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclados). O convidado especial é o jovem cantor de Três Pontas, Bruno Cabral.

Participações
A 30ª Noite Cultural T-Bone terá como de costume a participação de grupos e artistas locais. Desta vez, o palco da Noite será dividido pelas cantoras Sandra Duailibe e Célia Rabelo, acompanhada pelos músicos: Boréu (percussão) e Felix Jr. (Violão Sete Cordas).

Possuidora de timbre de voz singular, grave e romântico, Sandra Duailibe, que reside em Brasília há muitos anos, interpretará algumas maravilhosas canções escolhidas com especial carinho. No repertório destaque para Resposta ao tempo de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc; Epitáfio de Sergio Britto e Encontros e despedidas de Milton Nascimento e Fernando Brant. O espetáculo conta com impecável time de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente: Maestro Marcos Farias no teclado, Hamilton Pinheiro no contra-baixo e Amanda Costa na percussão.

Já a cantora Célia Rabelo subirá ao palco acompanhada pelos músicos Boréu (percussão) e Felix Jr. (Violão Sete Cordas). O trio apresenta-se há quatro anos clássicos da MPB, samba, afro- samba, bossa nova, chorinho, entre outros.. No repertório, canções dos inesquecíveis: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque de Hollanda, Paulo César Pinheiro, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Valdir Azevedo e Pixinguinha.
A Noite Cultural T-Bone

Há mais de dez anos, o Açougue Cultural T-Bone realiza o projeto na Comercial da quadra 312 Norte com a participação de artistas nacionais e locais, nos meses de maio e de setembro. O projeto é realizado duas vezes por ano, um em cada semestre. Em 1998, ano da primeira edição, foi realizado dentro do açougue e contou com trinta pessoas.

Desde então, já participaram mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas, como Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Zélia Duncan, Orquestra Johann Strauss Capelle de Viena, Zé Ramalho, entre outros.


Apresentação:
Mímico Miquéias Paz (61 9921-1302)

Patrocínio:
Petrobras e Eletronorte

Apoio:
Administração de Brasília e Secretaria de Cultura do GDF

Serviço:
Data: 15/09/2011
Horário: 19 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA
Indicativa livre

CONTATOS:
Milton Nascimento
Ana Paula Romeiro (Assessoria de Imprensa)
(21) 9601.3908 / 3283.8258

Sandra Duailibe
contato@sandraduailibe.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(21) 8158.0478 Rio de Janeiro
(61) 8177.2774 Brasília

Célia Rabelo
celiarabeloazevedo@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(61) 9906. 0324 / 9219-9935/ 3387-9982

Francisca Azevedo (Ascom T-Bone)
61 8432-3669

Direção de Palco
Cabeto Rocker
PRODUÇÕES CULTURAIS
(19) 33685657 91285656- Campinas

Nova temporada de passeios da Barca Brasília!


Neste sábado e domingo, 17 e 18 de setembro, partindo às 17hs do cais do Restaurante Retiro do Pescador (Clube da Imprensa), a Barca Brasília inaugura uma nova fase de passeio náutico-turístico com duração média de 2h. O cenário do passeio é o espetáculo do pôr do sol no mais belo cartão postal de Brasília – o Lago Paranoá!

No passeio o visitante contempla os diversos atrativos da orla, conhece aspectos físicos, a história, o posicionamento geográfico e estratégico do Lago Paranoá como patrimônio cultural de Brasília. Deixe-se levar pelo clima tranqüilo, respirando ar puro e úmido. O final da tarde produz uma grande explosão de cores deixando a paisagem com tons espetaculares. Leve máquina fotográfica, filmadora e registre tudo.

A equipe da Barca Brasília garante um atendimento personalizado, em um ambiente confortável e seguro valorizando o seu lazer. Experimente as opções do cardápio com petiscos e lanches saudáveis além da variedade da carta de bebidas estimulando seu paladar.

Participe, convide sua família, seus amigos e realize um belíssimo passeio ao entardecer no Lago Paranoá. Faça reserva antecipada.

SERVIÇO
Um passeio inesquecível pelo Lago Paranoá a bordo da Barca Brasília. Imperdível!
Data: 17 e 18 de setembro – sábado e domingo
Local de embarque: Cais do Restaurante Retiro do Pescador, Clube da Imprensa, Setor de Hotéis e Turismo Norte (Próximo à Vila Planalto)
Partida: 17 hs; Previsão de retorno: 19hs.
VALOR DO PASSEIO: 40,00
PROMOCÃO: 25% de desconto no passeio para pagamento antecipado até 5ª feira: 30,00 por pessoa.
Consumo de alimentos e bebidas à parte.
Reservas e informações:
Telefones: (61) 3039 2011 | 8419 7192 | 8195 7551 (Edmilson Figueiredo).
www.barcabrasilia.com.br
passeio@barcabrasilia.com.br

Dicas & Normas:
1- Evento não indicado para menores de 18 anos desacompanhados.
2- Para seu conforto, tenha à mão um agasalho.
3- Crianças de 0 a 2 anos não pagam, de 3 a 12 anos pagam meia, acima de 12 anos pagam como adulto.
4- Crianças até 12 anos uso obrigatório de colete salva-vida.
5- É proibido levar animais domésticos ao passeio.
6- O passeio poderá ser cancelado se as condições tecnicas ou climáticas não favorecerem.
7- Chegue ao cais com 30 minutos de antecedência do horário de partida.
8- Saída com o mínimo de 10 e o máximo de 40 passageiros.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Inquietudes de Horas e Flores, na Livraria Cultura



INQUIETUDES DE HORAS E FLORES (Edição bilíngue: português-espanhol)
Marcos Freitas. 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Livre Expressão, 2011
ISBN: 978-85-7984-262-7 Tradução: Carlos Saiz
O livro foi editado sob os auspícios do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Para aquisição do livro na Livraria Cultura:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=9048602&sid=97511819713721548787309074

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"Die Blindgänger" (The Blindflyers), do diretor Bernd Sahling

Conferências da Primavera 2011 - Espaço Cassiano Nunes, UnB

1ª Primeira Bienal Alternativa de Poesia, no T-Bone


Movimento Viva Arte promove 1ª Primeira Bienal Alternativa de Poesia - DIAS 26 A 28 DE OUTUBRO
Primeira Bienal Alternativa de Poesia organizada pelo Movimento Viva Arte.
Mais de 50 grandes poetas com show de kiko zambianchi, Fernanda Porto, Rênio Quintas e Jorge Mautner.

Data: 26 a 28 de outubro. Local: Comercial da 312 Norte Entrada LIVRE

Estaremos lá, lançando:
INQUIETUDES DE HORAS E FLORES (Edição bilíngue: português-espanhol)
Marcos Freitas. 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Livre Expressão, 2011
ISBN: 978-85-7984-262-7 Tradução: Carlos Saiz

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Instituto Cervantes traz poetas espanhóis à Brasília


Na próxima quinta-feira, 15, a partir das 19h, o Instituto Cervantes de Brasília, com apoio da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), realiza o recital literário Ritmo & Rima, pelo ciclo Literatura Extraordinária, com as presenças dos poetas Luis García Montero e Eduardo García. O objetivo do evento é apresentar as diferentes influências entre a literatura e as mais diversas manifestações artísticas, como a poesia, o cinema e a música. O público será convidado a submergir no universo poético e musical hispano-brasileiro. O encontro acontece no espaço cultural do instituto, na 707/907 Sul, com entrada gratuita.

Luis García Montero nasceu em 1958, na cidade espanhola de Granada. Formou-se em Filosofia e Letras pela universidade local, onde hoje trabalha como professor. Escreveu diversos livros, dentre os quais Tristia, El jardín extranjero e Habitaciones Separadas, que lhe rendeu o Prêmio Nacional de Literatura, em 1944.

Eduardo García nasceu em São Paulo, no ano de 1965, mas logo aos 7 anos mudou-se com a família para Madri. Além de poeta, Eduardo dedica-se atualmente à profissão de professor de Filosofia em Córdoba, onde mora desde 1991. É autor de obras como Las cartas marcadas e No se trata de um juego, publicação de 1998, ganhadora do Prêmio Hispano-americano de Poesia Juan Ramón Jiménez. García lança durante o evento seu mais novo livro Antologia Poética, edição bilíngue Espanhol-Português, pela editora Thesaurus.

O encontro terá a moderação de Pedro Eusébio, diretor do Instituto Cervantes e de Antonio Miranda, diretor da BNB. A parte musical contará com a apresentação do concerto solo do músico brasileiro Celso Arias.

NÃO PERCA! - Recital literário Ritmo & Rima, pelo ciclo Literatura Extraordinária. Participação do músico Celso Arias e dos poetas Luis García Montero e Eduardo García. Na próxima quinta-feira, 15 de setembro, às 19h, no Espaço Cultural Instituto Cervantes, 707/907 Sul. Entrada Franca. Realização: Instituto Cervantes de Brasília. Informações: (61) 3242 – 0603

Biblioteca Nacional de Brasília
bip.brasilia@gmail.com
55 61 3325-6257 R. 160 | 161
BNB |http://www.bnb.df.gov.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tributos - Anjos Tortos, no CCBB DF



Projeto que pretende trazer à cena parte do repertório primoroso de seis criadores que concluíram seu expediente nesta vida: Wilson Simonal, Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Torquato Neto, Waly Salomão e Itamar Assumpção. Geniais e geniosos na mesma medida, esses artistas se importavam menos com o sucesso comercial do que com viver e criar intensamente. Nos shows, cada convidado apresenta seu repertório ao mesmo tempo em que lança um novo olhar sobre o legado artístico de um dos homenageados.

PROGRAMAÇÃO:

Dias 15 e 16 de setembro | País Tropical: Sei de Cor o Amor Que Tenho Por Você
Max de Castro (1972, carioca) homenageia o pai, Wilson Simonal (1938-2000, carioca)

Dias 17 e 18 de setembro | Maracatu Atômico: Quero Ser Locomotiva
Jorge Mautner (1941, carioca) homenageia Raul Seixas (1945-1989, baiano)

Dias 22 e 23 de setembro | Bloco na Rua: Nóis É Jeca Mas É Jóia
Xangai (1948, baiano) homenageia o compadre Sérgio Sampaio (1947-1994, capixaba)

Dias 24 e 25 de setembro | Anjo Torto: Diz Aí Como É Que É
Chico César (1964, paraibano) homenageia Torquato Neto (1944-1972, piauiense)

Dias 29 e 30 de setembro | Vapor Barato: Não Preciso de Gente Que me Oriente
Jards Macalé (1943, carioca) homenageia o parceiro Waly Salomão (1943-2003, baiano)
15 Set a 2 Out

Local: Teatro I | CCBB DF
Horário: De 15 de setembro a 2 de outubro, às 21h
Ingressos: R$15 (inteira) e R$7,50 (meia)
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h. (61) 3108-7600

Quinta Cultural: Adriano Rocha e o poeta Marcos Freitas

 
Links
Translate