quarta-feira, 20 de março de 2013

Jorge Amancio na BIBLIOTECA FERREIRA GULLAR em São Luis do Maranhão.

 

O Maranhão, na cidade de São Luis, onde a injustiça social caminha pelas ladeiras passando pelas ruas estreitas e culminando num beco sem saída. Um estado rico culturalmente carrega a herança da escravidão, dos esgotos expostos ao sol, nos rostos afro-ameríndios da população espremida nos terminais rodoviários rodeadas de praias grandes.
A pobreza tem cor no Maranhão, nitidamente negra.
O cenário levou o poeta Jorge Amancio a apresentar seu livro a comunidade doando exemplares do livro NEGROJORGEN ao Espaço Biblioteca Ferreira Gullar. Inaugurada em setembro de 1999 em homenagem ao poeta Ferreira Gullar, uma das maiores expressões da cultura nacional.
 
O Centro de Criatividade “Odylo Costa Filho”, onde funciona a biblioteca, foi fundado em 1988, foi aberta ao público a Sala de Leitura que juntamente com a Livraria do Autor Maranhense, eram vinculadas ao Setor de Literatura, atual Núcleo de Literatura funciona oficinas, cinema e teatro alem do Espaço Biblioteca Ferreira Gullar.
 
Sob a coordenação do Núcleo de Literatura, a Biblioteca serve de apoio técnico pedagógico aos professores e alunos dos cursos oferecidos à comunidade pelo Centro. Diariamente recebe alunos do ensino fundamental, médio, universitário, professores e pesquisadores.
NEGROJORGEN Thesaurus 2007, Bsb/DF
Relativo à raça negra, o livro mostra a indignação em relação ao preconceito existente em nosso país, que não se restringe tão somente ao negro, mas sim acaba perpassando em todas as áreas, na educação, no convívio social, na exclusão ocasionada pela miséria humana, que sensibiliza e revolta o poeta. Não apenas a carência da falta de pão, educação e cultura, mas, também, a discriminação da pele, da cor, infame e estúpida, como toda discriminação. Segundo o poeta Menezes y Moraes, parceiro do poeta, e que faz a apresentação da obra, “o livro Negrojorgen contém em si uma porção de Poesia, esperança, solidão, liberdade e sede de justiça, para os povos do Mundo”. (Menezes y Morais)
 
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
Rampa do Comércio, 200- Praia Grande | São Luis, Maranhão
E-mail: ccocf@cultura.ma.gov.br
Telefone: 3218-9930

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate