quarta-feira, 30 de outubro de 2013

POEMAÇÃO NO BEIJÓDROMO - Sarau da Consciência Negra - Uma Homenagem a profª Lydia Garcia


 SARAU DO BEIJO EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A edição do Sarau do Beijo de novembro traz a força dos tambores e alegria de nossa matriz africana. Em consonância com o Dia da Consciência Negra, a 6ª edição do Sarau do Beijo presta, no próximo dia 05 de novembro, sua homenagem à ativista cultural e professora Lydia Garcia – reconhecida militante do movimento negro do Distrito Federal, uma das fundadoras do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro do Distrito Federal.
Lydia Garcia foi pioneira no trabalho em prol da cultura afro no Distrito Federal e segue apoiando escritores, poetas e artistas. Como educadora foi responsável pela formação musical dos primeiros educadores da rede de ensino do DF. Participou da criação do Centro de Estudo Afro Brasileiro, primeira entidade organizada em luta pelo direito dos negros no DF.
No Sarau da Consciência Negra teremos a participação dos poetas Jorge Amancio, Rêgo Júnior e a poeta Gelly Fritta mostrando seus poemas, na homenagem o Grupo Cultural de Percussão Popular Batukanjé conduzido pelo mestre Célin Du Batuk, onde a cultura afro-brasileira faz parte da nossa identidade nacional e o Grupo Batukenjé explora a arte, os ritmos, toques, canto, dança, cores e magia dessa cultura tão essencial a formação do Brasil. Da cidade de São Sebastião cidade satélite de Brasília, uma área de ocupação muito antiga, de fazendas remanescentes da época dos escravos o Movimento Supernova que tem um dos seus criadores o poeta e pintor, baiano de Vitória da Conquista, Paulo Dagomé. O Movimento Supernova tem a a arte como caminho e participa da sesta edição do Sarau do Beijo.
O jornalista Sionei Ricardo Leão, conduzirá uma entrevista com a  ativista cultural Professora Lydia Garcia, homenageada da noite.  O evento tem também  a curadoria dos poetas Nicolas Behr, Marcos Freitas e Jorge Amancio e ocorre toda a primeira terça feira do mês no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, ao lado da reitoria da UnB. 
O Grupo Cultural Batukenjé, sediado em Brasília, foi criado em 2006 na Finlândia, pelo músico e agente cultural Célio Zidório, a convite para ministrar workshops pelo país, com a proposta de ensinar percussão de ritmos brasileiros, de proporcionar uma boa vivência e experiência na prática com os instrumentos diversos utilizados na atividades, bem como contribuir para a formação de cidadãos melhores através da música. Célio Zidório, conhecido no meio musical como Mestre Célin Du Batuk, também estimula em suas atividades, a prática do canto e dança, contextualizando muito bem elementos marcantes da cultura brasileira, contribuindo para sua divulgação e fortalecimento no Brasil e no exterior.
 Paulo Dagomé poeta e pintor, baiano de Vitória da Conquista, morador de Brasília desde 1989 e de São Sebastião desde 1993. Poeta desde os doze anos de idade, músico desde os quinze, vigilante noturno por necessidade, fundou o grupo cultural Radicais Livres que realizou em São Sebastião o Sarau Radical, durante cerca de sete anos. Após formou  um novo agrupamento, o Movimento SuperNova, o qual vem ganhando visibilidade no cenário do 3º setor em São Sebastião.
O Movimento Supernova é uma organização da sociedade civil, reconhecida no Distrito Federal, que desenvolve projetos de cultura, esporte e meio ambiente com vista ao desenvolvimento social. O Movimento é formado, na sua maioria, por jovens participantes dos eventos e ações do grupo, na sua maioria moradores de São Sebastião e alguns poucos de outras cidades do Distrito Federal.
Gelly Fritta (Angelita Gelly Ribeiro Gomes), nasceu em Ubatã, interior da Bahia (Brasil), em 1967. Apaixonada por poesia desde criança, mudou-se para Brasília em 1990, em 2001 publicou o livro “Um Vulto na madrugada” e, em 2002, “Nua e Crua” um livro com alguns poemas eróticos. Participante do Coletivo de Poetas do Distrito Federal, Gelly Fritta participa de saraus onde explora os poetas que adora, entre eles Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos e Drummond de Andrade.
Atualmente está a trabalhar num livro só de poemas eróticos sem data ainda para publicação. 

Rêgo Júnior, maranhense radicado em Brasília desde1997, funcionário público por subsistência, poeta por amor e vocação apresenta seus recitais, de forma performática em bares, espaços culturais e eventos artístico e populares, sue último trabalho Muito prazer Paulo Leminski  integrante do recital Francisco Morojó, da Ceilândia. Integrante, organizador do grupo Poeme-se de Taguatinga que se apresenta todas as segundas quartas de cada mês no Bar BLUES PUB em Taguatinga Centro tem seus textos disponíveis em  sua pagina literária no Recanto das letras.



Poemação no Beijódromo

Sarau do Beijo

Homenagem a prof.ª Lydia Garcia

Dia 5 de novembro de 2013 – Terça-feira
Fundação Memorial Darcy Ribeiro -  O Beijódromo  -    ao lado da reitoria da UnB

Das 19:00 às 21:00

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate